MOMENTO NATURAL

0

Vitamina C no palito

As vitaminas são sustâncias imprescindíveis ao funcionamento do organismo, no entanto, nosso corpo não consegue produzi-las. É necessária a ingestão de alimentos para atingir as necessidades nutricionais e assim, promover a saúde.
 
Dentre as principais vitaminas necessárias à manutenção da saúde, tem-se a Vitamina C, conhecida também como Ácido ascórbico. Suas principais funções no organismo são:
 
- atuar no processo de cicatrização;
- manter a integridade dos vasos sanguíneos;
- desempenhar papel na defesa do organismo contra infecções;
- inativar os radicais livres, envolvidos no processo de envelhecimento;
- auxiliar na absorção do ferro, evitando anemias;
- funcionar como antioxidante, dentre outros.
 
Diante de tantos benefícios para a saúde do homem, muitas pessoas têm utilizado suplementos de Vitamina C (como por exemplo, os efervescentes). Porém, altas doses dessa vitamina são prejudiciais e podem causar: diarréia, dor abdominal, náuseas, vômitos e disfunções no rim e na bexiga. Dos efeitos maléficos, o mais notável é a diarréia. Além disso, já é comprovadamente conhecido o aumento dos casos de cálculos renais (pedra nos rins) em pessoas com tendência para desenvolver este problema.
 
Tem sido recomendado por nutricionistas e médicos, evitar o uso de suplementos de vitaminas, pois o corpo aproveita muito mais os nutrientes presentes naturalmente nos alimentos. A principal fonte de Vitamina C são as frutas e as preparações que fazemos a partir delas, como os sucos, picolés e sorvetes. Todo tipo de processamento que fazemos com os alimentos acarretam perda de nutrientes. Ao cortar uma fruta, seu teor de vitamina já é parcialmente perdido, mas não quer dizer que todo o conteúdo foi perdido.
 
Os produtos da empresa Frutos do Brasil são fabricados com frutas selecionadas e de excelente qualidade nutricional. Por isso, tem-se a impressão de estar consumindo a própria fruta! Além disso, o valor nutritivo dos produtos é muito valorizado por nós.
 
Para finalizar, apresentamos alguns picolés, que são fonte ou que têm alto teor de Vitamina C, ou seja, possuem 15% e 30% das necessidades diárias desta vitamina, respectivamente.
 
1. Acerola – Alto teor de vitamina C
2. Araçá – Alto teor de vitamina C
3. Cagaita – Alto teor de vitamina C
4. Cajá-manga – Fonte de vitamina C
5. Caju – Alto teor de vitamina C
6. Gabiroba – Alto teor de vitamina C
7. Jabuticaba – Fonte de vitamina C
8. Lichia – Alto teor de vitamina C
9. Mamão papaya – Alto teor de vitamina C
10. Mangaba – Fonte de vitamina C
11. Murici – Alto teor de vitamina C
12. Taperebá – Fonte de vitamina C
Publique na sua rede
últimos comentários

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar!