Momento Natural

0

Novidades sobre o Cupuaçu

O cupuaçu é uma fruta originária da região norte do Brasil, mais especificamente da Amazônia. Pertence à mesma família do cacau e sua árvore pode chegar a quase 20 metros de altura. Quando maduro, o cupuaçu desprende-se do galho ao qual está preso e simplesmente cai, devido ao seu volumoso tamanho, podendo alcançar até 25 cm de comprimento.
 
A fruta in natura, carnuda e com aroma e sabor característicos, é fonte de energia, fibras e vitaminas do complexo B, especialmente B1 e B3 (tiamina e niacina, respectivamente). A polpa, quando retirada, pode ser congelada e transportada a grandes distâncias. O uso é amplo, desde sucos, doces, licores até sorvetes e picolés.
 
A casca, antes descartada ou utilizada como adubo, hoje é utilizada para produção de um gás que pode reduzir em até 80% o consumo de diesel, isso significa geração de energia sem prejudicar o meio ambiente. Das sementes, podem-se obter o cupulate e a manteiga de cupuaçu. O cupulate, conhecido em alguns locais como o verdadeiro ‘chocolate branco’, é um produto semelhante ao chocolate, porém com menor concentração de cafeína; a manteiga é obtida por um processo bastante econômico, e pode ser empregada na produção do cupulate em tabletes e na indústria de cosméticos. 
 
Um recente indício de uso do óleo extraído da semente do cupuaçu para fabricação de protetor solar preventivo ao câncer de pele, tem levado muitos pesquisadores a estudar a fundo a fruta e suas potencialidades adicionais para a saúde humana. Estes exemplos servem para ilustrar a versatilidade de usos alternativos que o cupuaçu apresenta.
 
A Frutos do Brasil, diante de uma fruta tão rica, desenvolveu receitas próprias e especiais para o sorvete e o picolé de cupuaçu. O sabor de ambos é incrivelmente parecido ao da fruta. Experimente e confira!
Publique na sua rede
Deixe um comentário


Não será publicado

Opcional