Franquias

Franquias

O que é franquia?

Franquia é uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado.

As franquias envolvem a concessão e transferência de:

- marca
- tecnologia
- consultoria operacional
- produtos ou serviços

No Brasil, as franquias encontram respaldo legal na Lei 8.955, de 14/02/94. Antes de optar por uma franquia, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio, para tomar as decisões corretas, evitando futuras decepções.

Franchising é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.

O Franqueador é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia, do negócio ao Franqueado que é uma pessoa física ou jurídica, que adere à rede de franquia. No sistema de Franchising, o Franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do Franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele.

A essência do Franchising está na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado elevados índices de êxito, medidos por taxas de sucesso das franquias nos mais diversos ramos de atividade.

Por que investir em uma Franquia?

Fazer investimentos nos dias atuais é cada vez mais complexo, pois além de dispor de montantes financeiros e tempo, os empreendedores devem considerar, ainda, o envolvimento de sonhos e a constante instabilidade econômica. O Brasil, como podemos notar, é um dos países que menos sente as conseqüências da crise que vem assolando o mundo nos últimos anos. Entretanto, essa realidade ainda acarreta uma incerteza ao se falar em investimento. O fato é que o setor de franchising é um dos que mais tem contribuído para esta estabilidade, e tem se destacado na atual conjuntura econômica.

 

Veja a evolução dos números segundo dados da AFB – Associação Brasileira de Franchising:


Fonte: http://www.portaldofranchising.com.br/

Publique na sua rede